segunda-feira, novembro 15, 2010

Lições Gyaru ~ Traduções

*obs: obrigada Carol e Mandy pelos comentários e desculpem pelos diversos typos no texto, o que deve ter dificultado um pouquinho a leitura =~ Mas já corrigi o que consegui perceber de erros. Traduzi esses textos durante a madrugada e me faltou a devida atenção. thankie anyways ^^~*

Olá

Andei preparando uma porção de artigos, inclusive mais informações sobre as tendências Primavera/Verão, mas darei uma pausa para um post de utilidade pública XD.

Criei este blog inicialmente direcionado a pessoas que já conheçam o estilo e queiram desenvolvê-lo no país onde moram (no caso o Brasil, duh!). Não é de meu interesse inicial explicar o que é o estilo e sub-estilos nem me ater a qualquer especificação histórica sobre eles. Entretanto acredito que ao fazer este post eu possa ajudar algumas iniciantes a alcançar o look almejado com algumas dicas iniciais.

De acordo com várias opiniões lidas na comunidade Gyaru do Orkut, muitos concordam que a falta de informação concentrada e em português dificulta o acesso de novatos ao estilo. Espero então estar colaborando para o acesso às informações ^_~.

O primeiro texto é tradução de um artigo escrito para a revista online Eleanor Zine, a última edição. O segundo é um secret que foi postado há umas 3 semanas na comunidade do Live Journal, Gyaru Secrets. Apesar do gyaru_secrets realmente conter muito material taxativo e haters em massa, ainda é possível encontrar secrets com dicas gerais ou sugestões de melhora dentro do estilo, como é o caso deste que vou traduzir.

obs: Minhas traduções são muito por cima. Caso alguém identifique algum erro na tradução, sinta-se livre em indica-lo. ;)


O primeiro artigo trata de dicas pra quem quer participar da cena gal. Tem alguns pontos onde eu não concordo tanto, mas de maneira geral é uma boa base pra começar com o gyaru e conhecer o que se pensa lá fora.

"
Top Dez Gal

Procurando pelas 10 coisas que uma garota precisa fazer para chegar à 'perfeição gyaru'? Dê uma olhada despretensiosa nesta lista que leva você em direção a estrada do gal-dom.

1. Cílios, cílios e mais cílios:
Okay, nós entendemos que algumas de nós somos alérgicas a cola para cílios, outras devem ser inexperientes com aplicação de cílios postiços. Mas ouçam meninas, se você querem aquele fator "UAU gal", ele começa pelos olhos. Se ainda não se deu bem com cílios postiços, existem algumas mascaras para cílios (rímel) que irão lhe dar efeito semelhante, mas nada irá se comparar com um set completo de cílios. Se você é iniciante nós sugerimos NÃO gastar todo seu dinheiro com cílios de marca. Tente o ebay (ou mercado livre). Nós encontramos alguns pares por menos de 6 reais (3 dolares) incluindo envio.

2. Encontrando seu estilo:
Não acredite no mito de que para ser uma gal basta mini-saia e salto alto. Exitem muitos estilos de gal, desde B-Gal à Mori-Gal. Faça uma pequena pesquisa (evite a busca de imagens do Google, você vai encontrar muito lixo ultrapassado...) Sugerimos ir ao site do Shibuya 109 e procurar pelas atuais tendências gal. Ou ler algumas revistas gyaru. Se você não tem condições de compra-las online ou não mora perto de algum lugar que as venda, dê uma olhada na comunidade Japanese Magazine Scans no Live Journal. Nós sugerimos a Popteen, Scawaii, Jelly, Egg e Ranzuki.

3. Gal é coordenar:
Folheie algumas revistas e encontre algo que você possa emular. Adiquira preças chaves em tendência. Para este verão seriam o usamimi, cancan hat, blusas de denim, florais e até mesmo o tie dye. Peças com estampas de personagens como camisetas do Mickey e Snoop tambem estão em alta e você pode achar basicamente em qualquer lugar. Tente adquirir peças chaves e criar um visual inteiro em vez de vestir uma t-shirt do Mickey com seus jeans velhos e allstars. Tente uma camisa do Mickey por baixo e uma blusa denin por cima, uma saia com ar navy, um can can hat ou usamimi. É importante montar o visual dos pés a cabeça e não só uma peça. Isso te mantem gal e não só mais uma.

4. Gaste com sabedoria:
Ser uma gal não tem que ser igual à estar sempre sem grana. Sim, é fantastico ter itens de marca, mas as vezes com 'ítens de temporada' muito específicos que não serão tão amados na proxima semana, é provavelmente melhor guardar o seu dinheiro. Forever 21, Uniqlo e H&M (nota: essas são lojas de departamento gringas. As similares aqui são C&A, Renner, entre outras) são ótimos lugares para começar, e encontrar itens (que na verdade são encontrados em lojas japonesas). Encontre peças que se comuniquem com você, olhe em revistas em que aparecem lojas ocidentais e vá a essa loja. Somente gaste um nota em itens que você realmente adora, como uma t-shirt da WC ou um par de sapatos realmente legais. Essas peças podem ser usadas de diversar maneiras em vez de peças de uma trend louca que você só vai usar uma vez.

5. Seja linda por dentro:
Ninguem gosta de Gal Nazis, ninguem gosta de fofoca e mesquinharia gratuita. Não seja uma gal que desestimula. Gal é mais do que as roupas que usa. Não seja a garota que esculacha os outros pelo visual especialmente se você mesmo não trabalha no seu proprio visual. Inveja é horrivel pra qualquer um. E lindas gals que nós amamos como Mitsu, Jenny e Sara Mari nunca tiveram uma coisa feia a dizer sobre ninguem. Fique longe de circulos e grupos de fofocas e encontre veredadeiros amigos, sendo gal ou não, e seja amiga de verdade mesmo debaixo de toda a maquiagem.

6. Não acredite na "hype":
Circle Lens não te transformam magicamente em gyaru. Eles podem ser ótimos, mas não tem fazem gyaru. Circle lens podem deixar algumas meninas fofas e outras assustadoras. O diametro dos olhos de algumas meninas na verdade é o mesmo de circle lens, já em outras pode haver um grande impacto. Teste, veja se gosta, ou talvez você só queira mudar a cor dos olhos. MAS, NOVAMENTE, ter circle lens não significa tranformar você automaticamente na rainha gal. Algumas ótimas gals nem ao menos usam lentes. Procure por Sara Mari.

7. Uzzlang não é a mesma coisa:
Tenha cuidado para não cair no estilo coreano que pode parecer gal para um olho não treinado, mas é outro tipo de estilo. Potuguês pode soar como espanhol, mas eles são totalmente diferentes, assim como gal e moda coreana. Por isso é tão importante estudar o estilo. O Tumblr tem uma enorme quantidade de imagens gyaru que fará o seu Q.I. gal aumentar uns 100 pontos!

8. Gal não é para os preguiçosos:
Sim, se você assina aquela linha pontilhada dizendo que você quer ser gal, espere trabalhar por isso. Espere estudar o estilo, espere entender a cultura por trás dessas circle lens. Se você não quer fazer o seu cabelo, se você não quer usar saltos, se você não quer usar maquiagem, então talvez gal não seja pra você. Você ainda pode admirá-lo, mas gal realmente não é uma fantasia de Halloween. Algumas pessoas realmente vivem este estilo de vida todo dia, então não ofenda aqueles que trabalharam duro neste lifestyle simplesmente copiando-os. Você pode se cansar, seu pé pode suar, você pode se desesperar, mas tudo bem! Todo lifestyle tem suas dificuldades. Só não se deixe derrubar por desculpas.

9. Encontre um ícone:
Wakamatsu Chinatsu é uma grande modelo. Nana Suzuki, Tsubasa, são tão fantasticas quanto. Você olha para essas meninas e vê que elas são mais do que um coordinate de revista. Estude seus blogs, isso ajuda você a entender o estilo pessoal. Ser uma gal é mais do que emular, é sobre se encontrar em uma cultura. Primeiro você pode brincar de copiar, mas depois você encontrará coordinates que dizem "você". E ninguem mais além de "VOCÊ".

10. Tudo bem:
Então talvez você só admire gal, tudo bem. O mais importante do que qualquer outra regra é dizer a verdade a si mesma. Não vale a pena se endividar ou pesar 30 quilos (a não ser que você tenha 7 anos de idade) pra ser gal. Se você sente que ser gal é uma obrigação e não um prazer, não o faça. Encontre o que te faz feliz. É claro que qualquer coisa que nós amamos pode ter seus dias ruins, mas é só ser você mesma e se amar. Se você sente que de alguma maneira gal te transforma em uma garota que você não quer ser, então não a seja, encontre sua benção. "



O segundo é um secret provavelmente de alguem bem revoltado XD com coisas da cena gringa. Então tem algumas indiretas, mas pode-se perceber no todo que possui bastante semelhanças com o que pensam no artigo da Eleanor Zine.



"
Passos/fatos fáceis que irão lhe ajudar em se tornar uma gyaru rapidamente. E pare de ser preguiçosa.

1. Abra seu navegador de internet.

2. Vá até o seu tumblr ou blog gyaru favorito
Ex: http://gyarustyle.tumblr.com/
http://ohyeahgyaru.tumblr.com/
http://inspireddoll.tumblr.com/

3. Escolha a foto de gyaru favorita ou uma foto que você simplesmente gosta/acha bonita. Você pode pegar quantas você quiser.

4. Faça uma lista de todas as diferenças entre a gyaru na foto e você (não considerando sua raça, cor de pele, idade, rosto/estrutura ossea, situação financeira, situação familiar, julgamento de amigos e até mesmo os seus proprios julgamentos). Simplesmente liste todas as diferenças, pelo amor de Deus.

5. Perceba que mudanças você deve fazer para ser como a gyaru na foto que você quer se parecer (não com quem você quer sair, ser amiga, se pegar, fazer sexo ou o que quer que seja!!!) (nota: EURI! XDDD)

6. Tire um tempo pra pensar se você realmente quer fazer essas mudanças que você tem que fazer pra parecer com essa gyaru (se você tem cabelo preto e acha que gyaru com cabelo preto é maravilhoso, sua foto escolhida deve ter sido de uma gyaru de cabelo preto. Se você quer continuar com o seu cabelo preto porque você está com medo ou é mais fácil pra você já que você não sabe o que realmente fazer ou nunca pensou sobre isso, você está sendo preguiçosa!!!)

7. Se você não esta com vontade, o estilo simplesmente não é pra você, você terá que larga-lo (isso vai te poupar muito tempo em frustração pra tanto você quanto para as meninas que gastam seus preciosos tempos para ajudar você e dar conselhos que você nem ao menos vai seguir/levar a sério). Você ainda pode ser uma foto-pervertida (é alguem que não faz nada além de olhar para fotos de gyarus), mas não incomode outras pessoas que querem ser gyaru. Eu inclusive vou te dizer para talvez tentar outras atividades não relacionadas diretamente com moda gyaru, porque ser obsessiva (não apaixonada) com algo não é saudável.

8. Se você está querendo fazer as mudanças, faça pesquisas que irão lhe ajudar a alcançar seu objetivo. Por exemplo, você quer saber como ter esta "pele-perfeira sem-muita-maquiagem-pesada" que você vê a Mizukitty usar. Não digite gyaru makeup/maquigem gyaru no Google. Escreva "flawless skin makeup"/"maquiagem pele perfeita" ou algo assim! Não é porque você é novata ou que seja que você tem que parar de pensar logicamente. Você precisa fazer pesquisas (mesmo sobre contorno de nariz, que é importante). Se você é simplesmente muito preguiçosa, existe uma tonelada de fontes de gyaru estrangeiras na internet, então eu não quero ouvir nenhuma desculpa.

9. Então considere sua opções (uma peruca ou extensões? Cílios da Dolly Wink ou cílios baratos do ebay? Blush rosa ou blush laranja?...) Você tem que tentar coisas. (Por favor não poste as suas primeiras tentativas na internet, a não ser que você queira ver algumas trollers sem vida escrever secrets sobre você.)

10. Você sempre tem que lembra que no começo de sua jornada gyaru, a maneira como vc se vê como gyaru agora não é tão boa quanto você será mais pra frente. Você não é uma gyaru completa, real. Muitas meninas montam blogs e falam como experts, mas a verdade é que elas só tem cílios postiços, um pouco de pó no rosto, circle lens, algumas extensões ruins e a cor de cabelo errada. Elas se sente bem porque elas fizeram pequenas mudanças, mas elas precisam entender que elas só subiram 1/10 da escada que irão trazer o estilo gyaru até elas. Compare suas proprias fotos com fotos de gyaru (Eu não estou dizendo que você precisa parece extamente com elas, mas isso ajuda).

11. Não esqueça as revistas!!! Estas são a fonte numero um. Elas são as "bíblias gyaru", porque você precisa entender que gyaru não é só cabelo e maquiagem!! Então pare de comprar uma coisa que parece "gyaru" e misturar com suas roupas sem-graça! Não funciona assim! Talvez você se sinta gyaru quando usa uma boina de leopardo/um rabinho de raposa com jeans que você tem usado há 6 anos, mocassins pretos e uma camiseta normal, mas isso não faz você gyaru! Não faz! Então pare de comprar só uma coisa que você acha que "combina absolutamente com o seu armário sem-graça" uma vez por ano. Alguém tem que te dizer a verdade: NÃO FAZ! Você precisa de calças jeans skinny, 2-3 pares de saltos que você vai usar de verdade, camisetas descoladas, acessórios gyaru (ou acessórios que você vê em revistas, porque parece que você não pode dizer que coisas são gyaru.... que seja). Etc.

12. Copie as meninas (gaijin ou não) que você vê na internet, em revistas ou street snaps! Não ouça à essas garotas dizendo besteiras como copiar outras meninas não faz você gyaru e só faz você parecer como uma "wannabe"ou coisa do tipo! Você PRECISA copiar primeiro, então com o tempo você vai desenvolver seu proprio senso de estilo e criar o seu proprio "sabor", mas por enquanto isso não pode acontecer! Você não acha que estou certa? Talvez você devesse olhar para essas meninas que conhecem o estilo há 4-5 anos e ainda parecem uma droga, porque elas querem "desenvolver um estilo único com influência gyaru"! Besteira, elas estão sendo (diga comigo)... PREGUIÇOSAS!!!

13. Gyaru é um estilo, não uma fantasia. Então não diga coisas estupidas, como: Eu estava saindo com uns amigos, era aniversário da minha mãe, eu estava usando uma fantasia de haloween. Mas hein?! Você está me dizendo que você esta vestindo gyaru só quando é hora de colocar algumas fotos no seu blog, facebook ou no evereyday_gyaru? Se você não veste gyaru na frente dos outros alem do reflexo do espelo, talvez você esteja sendo preguiçosa ou o estilo não é pra você! E você já viu gyaru vestindo fantasias? Elas podem se vestir como o Naruto e ainda parecerem gyaru!

14. Uma última coisa, pare de ser preguiçosa. Isso é particularmente pra as garotas que estão no meio gyaru há mais de dois anos e ainda parecem sem graça. Sim eu estou falando com você! (nota: isso é pro pessoal da gringa! não se assustem XD) Eu espero que hajam meninas que "vistam a carapuça". Vocês precisam parar de arranjar desculpas de novo, de novo e de novo!!! Ninguém nunca vai levar vocês a sério se vocês não fizerem mudanças dramáticas que vocês já deveriam ter feito anos atrás! É legal amar/seguir uma modelo, mas começa a se tornar patético quando vocês não têm coragem de tentar parecer o que vocês sempre quiseram parecer. Eu quero dizer, como você pode amar a Kumicky, ter milhares de fotos dela, se auto-proclamar gyaru e ainda parecer totalmente sem-graça? Tirar fotos fazendo sinal de paz no seu quarto só com um pouco de blush nas bochechas não te leva nem 1/100000 perto da Kumicky. E incomoda as pessoas como eu ver você falando como uma expert, dizendo o que é importante vestir nesta estação. Então, pelo amor de Deus e o fim da minha frustração, comece com o primeiro passo.


A proposito, se você é acima do peso, mas não quer perder peso porque você gosta do jeito que você é, perfeito! Simplesmente arrase do jeito que você é, menina, mas não negligencie os outros aspectos gyaru! E se você está acima do peso e não está satisfeita com o jeito que você parece, simplesmente vá a academia, coma de maneira saudável e pare de reclamar! "




Todos os dois artigos possuem opiniões as vezes um tanto extremistas ou pouco ponderantes, mas acho que de maneira geral serve como uma guide line ao gyaru.

Qualquer dúvida sobre os artigos ou caso gostariam de mostrar suas opiniões deixem comentários ou perguntem no formspring ^_~

12 comentários:

  1. PERFEITO. todo mundo devia ler isso.
    na verdade eu acho que ser direta e reta dessa forma ajuda bastante. assim não sobra margem pra neguinho ficar fazendo porcaria e dizendo que tá usando o estilo (como fazem com frequência na gringa e leva a posts revoltados como o segundo). 8D
    ...eu não entendo como se pode confundir ulzzang com gyaru, não é a primeira vez que leio sobre isso.
    ...e é por isso que eu não fico falando pros quatro ventos que me considero gyaru. :p ...porque não sou. mas eu gosto/sou influenciada/etc.
    thanks, alexa. <333

    ResponderExcluir
  2. ...eu não entendo como se pode confundir ulzzang com gyaru, não é a primeira vez que leio sobre isso.[2]

    O Tumblr tem uma enorme quantidade de imagens gyaru que fará o seu Q.I. gal aumentar uns 100 pontos![2] Realmente, creio que meu olho para o estilo está muito melhor, após toneladas de fotos do tumblr. (Amo ele <3)
    Ótimo artigo este ^^ é bem estimulante e esclarecedor. Acho que o erro de muitas é achar que pode virar gyaru da noite pro dia, precisa ser trabalhado, tudo vem aos poucos, o segredo é se dedicar. Ainda não me considero gal por inteiro =\ não vou enganar, estou trilhando um caminho e as vezes me desvio, acho um equivoco se dissesse ao contrário.
    E nossa que secret revoltado, acho que sobre pintar o cabelo, não é só questão de ser mais fácil, mas de manutenção, se você não tem dinheiro não o faça, tente adapta-lo de outros modos, com penteados e etc (existem muitas técnicas fáceis e até baratas no Youtube). Eu mesma pintei e não pude manter D: Fail! (melhor um cabelo bonito que um cabelo com 1m de raiz D:) Então vou voltar ao preto (que também acho lindo *-*) e quando puder vou investir mais nele (tintura, perucas, extensions, o que der xP) o farei.
    Mas eu ri demais desse secret e pior sabe o que é? Que ela tem razão em grande parte, pois a uma poncentagem considerável que é assim.
    "Você PRECISA copiar primeiro então com o tempo você vai desenvolver seu proprio senso de estilo e criar o seu proprio "sabor", mas por enquanto isso não pode acontecer!" Eu concordo totalmente com ela, falei .-.
    Estou orgulhosa do seu blog e estou orgulhosa de muita gente, houve um grande amadurecimento nas pessoas que realmente seguem o estilo e com isso a cena também amadurece ^^
    Go go Kiki ;*

    ResponderExcluir
  3. Hm, achei bem interessante tudo! Principalmente a parte do secret... Ele diz umas coisas que eu realmente concordo (apesar de achar meio -q a idéia de sair copiando cegamente, mesmo sendo no começo D:)

    Anyway, é uma boa ver alguém falando as verdades assim 8D Inspira um tanto.

    ResponderExcluir
  4. Hm, acho que agora eu até entendi a questão do copiar, mas daí acho que foi erro da pessoa que escreveu, não devia ter usado "copiar", mas tanto faz 8D

    Se inspirar em visuais, tentar fazer um pouco parecido, mas adicionando seus toques pessoais é interessante. Eu mesma me pego louca pra fazer isso (louca, porque eu ainda tou sem guarda roupa D: tenho um short, duas saias e duas calçcas 8D).

    Saudades também, chu =*

    ResponderExcluir
  5. depois eu fiquei pensando com os meus botões que talvez ulzzang pode LEMBRAR um gyaru BEM TONE DOWN... AS VEZES. e que é bem mais fácil de incluir no dia-a-dia. do tipo ulzzang em dia útil e gyaru nos finais de semana. 8D e... sei lá esse termo coreano ainda é meio turvo pra mim, msm depois de ler alguma coisa a respeito.

    sobre o negócio de copiar, eu acho que um jeito menos bolante (?) de dizer isso é: ter uma base/conhecer a base do estilo. é a mesma coisa pra qualquer uma que a gente esteja aprendendo, pode ser desenhar, cozinhar, whatever, vc sempre TEM que saber os princípios e se inspirar em algo que já existe pra depois poder construir o estilo próprio ou arriscar. não é nenhum segredo, né?
    já diria o ditado popular, a pressa é a inimiga da perfeição. 8D

    ResponderExcluir
  6. desculpa o flood, mas acho que vale a pena demais citar esse, que vai na mesma linha dos que vc traduziu: http://universal-doll.com/2009/11/gal-guide-vision/

    ResponderExcluir
  7. EU NÃO TENHO NEM PALAVRAS. que artigo lindo, puta merda. <3

    ResponderExcluir
  8. aodrei o post... senti q muitas coisas que estao nos artigos foram pra mim... axo q eu tenho medo de arriscar... de ousar... pq as piores criticas que recebo sao da minha mae... eu ja to planejando algumas mudanças... e n grito aos 4 ventos q eu sou gyaru, sendo q n sei nem 1/4 de ser gyaru... mas...um dia eu consigo...

    ResponderExcluir
  9. amei a parte do "não esculachar nem fikar com inveja" (resumindo), eu comecei a curtir o estilo Gyaru este no mesmo. não sou gyaru, nao posso me denominar tal! rs
    Eu tinha algumas amigas que faziam parte do harajuku lovers, então já ouvia papos sobre as diversas tribos e estilos. comecei a ficar curiosa, e comecei a pesquisar. Foi bem complicado...na verdade ainda é...O pouco tempo que tenho no pc pois to sempre trabalhando consigo me manter informada e ver os scans. Ainda estou tentando descobrir qual é o estilo que se encaixa melhor em mim, mas não quero apressar;) Tenho algumas gals que me ispiram muito, mas quero a partir desse criar o meu.
    Mesmo assim sendo newbe ja existem algumas alfinetadas aahhaa. Pra mim quem faz isso não sabe mesmo o que é ser Gyaru, mesmo que saiba TUDO sobre. XD

    gostei mto mesmo da tradução do artigo! Parabens pelo blog! Dá pra ver que vc eh mesmo apaixonada por isso!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post. Continue escrevendo.
    Da uma olhada no meu blog: http://reira-magazine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. I remember that first time when I have got fause lashes, circle lenses and my dark brown pencil:) I tring only do gyaru make - up to my youtube channel and when I saw what I do I just think "this is it!!!" and I bought my first dress from LizLisa (this is replica but ciiiiiii...... nobody;s must to know that) nad I order the diffren gyaru dresses and one 2 blondy wigs. My natural hair it's curly and light brown and I have got green eyes and it's suprised me that blondy hair are great with green eyes! Really! But.... I have got problems - I am skares about dying my hair... really. Somebody are afraid of the spider, skakes and I never will be dying my hair - but- I have got a wigs:)
    I didn't show my face on internet on make - up very ofen and I just doing odottemita dancing or someone diffrend things, but I like beeng in this style - I finnaly feel like myself! I love Tsubasa look, but I trying to be more like gyaru roma or himekaji. In my country diffrent styles aren't welcome. Poland have opssed of natural beauby - even eye-liner is "fake".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...