quinta-feira, janeiro 06, 2011

FAQ ~ Quebrando Tabus

Bem-vindos à 2011! Espero que tenham tido ótimas festas e espero ver todo mundo bombando o Gal Style este ano!


Como primeiro post do ano, pra ajudar nas dúvidas da galerë nova, pra todo mundo começar o ano com pé direito, sem tristeza, montei esse FAQ super básico com algumas das perguntas que mais leio sobre o assunto Gyaru. 


Espero que seja útil pro pessoal que estar com o pé atrás em ingressar no estilo. ^_~






As meninas iniciantes no estilo, que viram algumas páginas de revistas ou fotos de modelos pela internet, se apaixonam pelo estilo Gyaru e resolvem querer aquilo pra si, em geral têm muitas dúvidas. Existem muitos guias sobre o estilo para iniciantes (infelizmente a maioria em inglês), mas ainda assim há muitas dúvidas e receios. Na maioria casos o estilo requer mudanças e muitas de nós não sabemos bem por onde começar. Nada que uma pesquisada mais profunda não resolva os problemas, mas e a aceitação geral? Será que foi feita uma boa escolha na hora de mudar?

Abaixo segue um guia escrito por mim dentro do que percebo por pesquisas e visão ampla e geral do estilo. São minhas opiniões dentro do estilo (por que estou cansada de gringas dizendo que gordas e morenas não podem "pull off the style" =~ e isso é a visão delas). Não quero dizer que sou dona da verdade com nenhuma das minhas afirmativas, mas ao menos trarei imagens que comprovem as informações passadas, na medida do possivel. Mais um detalhe é que falarei somente dos estilos não extremos de gal, que são os mais assimilados aqui no país. Em breve farei um post relacionado aos estilos extremos ainda vigentes no Japão.



1. Para ser gal tem que ser loira/Todas as gals são loiras? Quais as cores de cabelo 'usaveis' em gal? Gal pode ter cabelo castanho/verde/rosa/azul/branco/arco-iris? Etc.

Não há duvidas. Você pode ter o cabelo praticamente da cor que você quiser. O importante é sempre bom senso. A cor tem uma boa relação com estilo que você quer passar? A cor é uniforme e você cuida para que não desbote? O corte e o styling do cabelo influenciam mais no estilo do que a cor propriamente.
Falando na atualidade, a variedade de tons usados nos cabelos é imensa. Em revista é muito mais fácil encontrar modelos com tons puxados pro castanho claro, analisando o gyaru-kei em geral. Os tons mais clássicos e característicos são os que vão do castanho claro ao loirão claro.



O site Gyaru-kei.skyrock.com traz uma tabela com as cores mais populares e foto de algumas gals nas ruas.  O artigo, em francês, (eu não entendo muito, mas pelo que pude ler) fala exatamente sobre os tons mais populares hoje em dia estarem entre os castanhos claros.




Em seguida, muito populares também, temos os tons mais escuros como dos castanhos escuro e médio ao ruivo escuro.



Cabelos pretos não são tão comuns, mas ainda grande modelos como Romihi já usaram esse tom e também é uma boa pedida para morenas que não queiram mudanças drásticas. Em geral o cabelo preto natural das japonesas não é muito usado (a não ser por kogals que ainda estão na escola e por motivos quaisquer, além do fato de estarem na escola, não mudam a cor). Quando usado o preto elas costumam pintar com um tom de preto azulado, porque já traz um diferencial. É comum também ver em editoriais o uso de perucas pretas.



Vemos cores fantasia nas vertentes menos extremos desde muito tempo especialmente com o surgimento do estilo Hard/Haady. Atualmente em vários outros estilos de gal é possível ver cores fantasia bem fortes como rosa chiclete e azul royal. Tanto no cabelo todo quanto só mechas.



Também atualmente percebemos muitas modelos trazendo a tendência dos cabelos pintados cada lado com um tom. Pode ser tanto dividindo o lado direito e o esquerdo da cabeça, como mais recentemente com a metade do cabelo para as pontas com um outro tom, diretamente, sem degradê. (Este post do Universal Doll fala sobre o assunto?) O uso de mechas em outros tons também é bem comum.



Falando diretamente de vertentes do Gyaru é bem difícil especificar quais cores são usadas porque o Gyaru em si é muito amplo e permite muita coisa. Mas se você tem um cabelo de cor padrão (sem cor fantasia, no caso) e queira mudar pra algum tom novo de acordo com uma vertente que você se identifica mais, seguem opções (obs: são sugestões pessoais minhas e retiradas de uma visão geral, logo não é exatamente uma regra assim como muitas das coisas dentro do estilo):
  • Gyaru-kei em geral se utiliza dos tons castanhos claros a loiros claros até os castanhos escuros e ruivos escuros. Também utilizando cores fantasias e a trend de "um tom de cada lado", que também é muito usado por amekaji.
  • Onee Gal em sua maioria usa tons mais maduros seguindo a linha padrão castanhos e loiros, escuros ou claros. O Mode, que seria uma trend dentro do Onee, segue a linha dos castanhos médios.
  • B-Gal utiliza uma gama da cores, desde os classicos pretão azulado ou loiro platinado a castanhos médios. Também se utilizam bastante de cores fantasia.
  • HimeGal, loiras. Mas também é possível facilmente encontrar himes como cabelos castanhos diversos e até pretos e ruivos, estes últimos mais raro.
  • Agejo e Host-kei segue a linha do onee, mas preferem muito mais os loiros claros e algumas com tons castanho.
Outras trends não possuem nada explicitamente especifico quanto a cor de cabelo. E repetindo: só porque você não tem uma cor/tom de cabelo especificado na lista acima não quer dizer que você não pode seguir a vertente ou a trend. Inclusive as trends aparecem cada vez que alguem tenta algo novo, desde que seja aceitável pela grande maioria. Outro detalhe é que determinadas cores de cabelo ficam em evidencia dependendo da temporada. Não se prenda muito a isso e procure cor de cabelos que funcionem bem com seu rosto e tom de pele.

Dicas: Independente de você querer ou não mudar a cor das suas madeixas é importante que a cor esteja bem evidente, seja ela qual for. É interessante que a cor dos seus cabelos tenham vida e para isso pode ser até preciso usar um tonalizante no tom natural se necessário, no caso de um cabelo de cor original. Os tonalizantes não possuem amonia e não descolorem o seu cabelo, logo você pode utilizar para trazer mais pigmentação ao cabelo. Outros tratamentos específicos para trazer vida a cor dos cabelos podem ser utilizados. O importante é que eles apareçam e tenham personalidade =).


2. Gals sempre tem cabelos compridos e cacheados? Meu cabelo é curto, como faz? Que corte de cabelo fica melhor no estilo...? Etc.

Cabelos dos mais compridos aos bens curtinhos. Não há especificações para tamanhos. Mas vejamos o que aparece mais. Os longos e com belos cachos característicos das gals como os da Yumachi e Aina são os mais clássicos. Quando se fala gal a primeira imagem que vem na cabeça são meninas com esse tipo de cabelo. O cabelo 'não estilizado' delas é lisão e o comprimento é feito por extensões. Extensões são muito populares entre as gals. Logo, se você não tem cabelos longos naturalmente e tiver condições de adquirir extensões é uma boa pedida.


Porém, atualmente esse padrão de penteado/corte já se diluiu bastante com o crescimento e desenvolvimento do estilo nos últimos anos. A tendência atual, por exemplo, é certa naturalidade, onde cabelos leve e perfeitamente ondulados e aqueles ondulados bagunçadinhos fashion ganham bastante destaque, ao lado dos tradicionais cacheados.


Lisões são bem característicos também, sejam longos ou curtos. Nos curtos é comum fazer algum tipo de styling como dar uma bagunçadinha. Nos longos vale ser super liso.


Franjas podem ser tanto compridas quanto mais longas, mas eu acho importante que existam. Ultimamente tem aparecido muitas modelos sem franjas, mas em geral são modelos mais velhas para revistas de publico mais velho. Mas se você quiser também pode ter cabelo sem franja, depende de como você vai estiliza-lo. Algumas Onee e B-Gals que possuem penteados bem específicos não usam franja. Entretanto eu particularmente acredito que para nós gaijins e principalmente para iniciantes é muito mais fácil alcançar um look gyaru mais próximo da proposta original com franjas, já que é uma estética muito característica.




As franjas curtas são as mais tradicionais. Utilizada em quase todas as vertentes, mas bastante vistas nas Gals mais teens e looks mais cute. Onee gal também usa, mais especificamente na trend Mode. As franjas curtas tendem a remeter a um look mais cute ou cool. Bem, não é uma regra, só uma tendência a ser.

Franjas longas são mais utilizadas em estilos mais sexies e maduros, seja qual for a vertente. De qualquer forma isso também não é uma regra, porque também há looks cutes com franjas compridas.


Adendo para cabelos de estilos mais específicos:
  • B-Gal: tendência a ter super cabelões ondulados para liso, sem franja. Muita utilização de trançados, frisados e tratamentos afro.
  • Agejo e Host-kei: Updos dos mais diverso tipos. Os penteados das Agejo e Hostess são muito elaborados e até mesmo penteados mais casuais costumam ter bastante volume e ondas.
  • HimeGal: Looks completos e montados pedem updos enormes com muito cacho e volume. Em cabelos curtos, muitos cachinhos e/ou volume de leve. Outras opções são updos mais modestos. Em looks mais casuais e perto do ero-kawaii os cabelos compridos e lisões são bem-vindos.


Dicas: Nós brasileiras somos muito diferentes uma das outras e possuímos os mais diverso tipos de cabelo. O bacana do estilo gal atualmente é que ele é muito mais abrangente do que antigamente, que é uma das grandes razões pela qual tantos ocidentais o admiram e o seguem. Como se pode perceber existe um bom leque de opções de cabelos para meninas de todos os jeitos. Eu, por exemplo, estou bem longe de ter um cabelo liso e por isso me utilizo dos meus cachos naturais para alcançar os looks gal com cabelos mais perto dos cachos naturais e ondulados.

Entretanto é importantíssimo observar que a estética gal é ter cabelo trucado! Sim, toda gal perde um tempo no cabelo e é por isso que há tanta utilização de perucas dentro do estilo, porque é muito importante que o cabelo pareça estilizado/produzido de alguma forma. E as perucas são ótimo recurso pra quando se está sem tempo. Se você quer utilizar o próprio cabelo deve por esforço nele, seja ele como for. Pra quem tem cabelo ondulado ou cacheado como o meu, procure por cortes que favoreçam o formato dos fios, utilize ativadores de cachos, mousse ou até babyliss para definir os cachos ou ondas. Quem tem cabelo liso ou pouco ondulado procure cortes que deixem o cabelo dinâmico. Pode-se utilizar o cabelo liso mesmo, intensificando essa característica com a prancha alisadora. Quem tem cabelo nem lá nem cá, utilize qualquer recurso que possa estilizar o cabelo, seja alisando ou cacheando/ondulando ou ainda fazendo penteados diferentes. Enfim, em todos os casos, invista no estilo do cabelo, porque ele é uma grande marca do estilo Gyaru.


3. Toda Gal precisa ser bronzeada?

Não. Atualmente inclusive existem gals de todas os tons de pele no Japão. O chamado tanning (bronzeamento) é mais exigido, visto que é uma caracteristica, nos estilos mais extremos e mais possivelmente no B-Gal. No Gyaru-kei existem meninas que ainda gostam do bronzeado, seguindo a linha das antigas vertentes do estilo. Mas novamente com a evolução do estilo as coisas ficaram mais abrangentes. As gals clarinhas são tão ou mais populares atualmente quanto as morenas. O bronzeamento, inclusive, é muito mais popular entre os Gyaru-o ;)



Existem exceções dentro do estilo em relação a cultura do estilo no Japão. B-Gals são gals que curtem cultura negra, como divas pop negras, reggae, hip-hop... logo a tendência é ser mais bronzeada. Estilos extremos usam tanning desde que eles existem, logo suas vertentes atuais também são bronzeadas, como Manba, Banba, Tsuyome Gal. Já no caso das Hime... dá uma boa discussão. As hime japonesas, não se bronzeiam por conta do próprio tema do estilo ser mais cute. Visto que as antigas gals se bronzeavam para mostrar a rebeldia e o lado sexy e ousado, o estilo hime não apela pra esse lado. O detalhe está em mudar a cor do corpo e não em ser necessariamente branca. Por isso não há nada de errado em hime negras, desde que estejam dentro do padrão estético de roupas, make, acessórios...

4. Pra ser Gal tem que ser bem magrinha?

Não. Pra ser gal você precisa estar bem com seu corpo e ele deve ser vestido de maneira adequada e harmoniosa. Fora isso é importante observar que
  1. Existem tanto pessoas que não gostam de meninas magras quanto as que não gostam das gordas. Logo, sempre vai ter alguém pra criticar algo.
  2. O gal é um estilo que requer muito senso estético dentro do estilo geral e é um estilo de baste exposição, porque chama a atenção. Logo é preciso sempre ter auto-critica consciente, saber analizar sua imagem e filtrar opiniões externas sobre você. Seja humilde.
A magreza é uma coisa muito restrita aos padrões de beleza das modelos japonesas. O mesmo ocorre com modelos mundiais. Você não vai deixar de usar ou seguir uma moda que você se identifica e gosta só porque todas as modelos que desfilam aquela moda são magras.

Nachu do Shibuya Nation



5. Circle lens são necessárias para o look ser considerado Gal? Todas as Gals usam circle lens?

Xu~~~ Polêmica! Olha, essa questão é bem pessoal. Existe um certo consenso geral, pelo menos aqui no Brasil, de que as circle não são tão necessárias assim (vide tópico na comunidade Gyaru@Orkut), mas que ajudam no visual, sim. E aqui inclusive já postei sobre o assunto com minha opinião pessoal. O que não podemos negar é que as circle lens são ultra populares e deixam o look muito mais interessante. O uso de qualquer lente colorida comum já deixa o look diferente. Apesar da atual *somehow* facilidade de consegui-las aqui no Brasil, elas são muuuito mais acessíveis no Japão. Logo o uso lá é tão comum. Entretanto acredito que, pra quem segue gyaru sempre que pode fica complicado estar sempre com lentes e deve usar só em momentos mais especiais como festas e grande encontros ou passeios pra tirar foto... Pelo menos acredito que essa seja uma realidade mais próxima de nós brasileiras e pessoas comuns. Lembro mais uma vez que o gyaru é uma moda para seguir próximo de estilo de vida. E se você quer sempre estar no melhor do estilo gal, mas não tem sempre todo tempo disponível, não acho condenavel deixar de usar lentes ou cílios postiços. Eu não sei exatamente com são as gals das ruas japonesas, porque não estive lá, mas não acredito que todas elas usem lentes e as que usam o façam sempre.





6. Pode-se usar óculos em um look Gal? Gals usam óculos?

Os óculos são considerados acessório super fashion no Japão. Diverso estilos urbanos gostam de utilizar óculos em seus looks. E é claro que o gyaru não fica de fora. Muitas gals inclusive usam óculos sem grau ou até sem lente (muito tendência hoje em dia)! Atente aos modelos: armações grossas e estilo óculos de leitura são bem usados e mais ultimamente os quadradões estilo nerd estão super em alta.









7. Existe uma idade específica para ser Gyaru?

Não. Existem gals bem novinhas, quando começam a se interessar por moda e essas coisas até as gals mais velhas, das antigas gerações, com 30+. Da pra começar a ser gal a idade que você descobrir até quando você se sentir bem com isso. Desde que sempre com bom senso, até porque existem vertentes para todas as idades! Como exemplo disso temos as modelos gal Shiina Hikari, 15 (entrou na Popteen com 14) e no outro lado Momoka Eri (Ageha) com 29 anos.




Bem, eu não consigo pensar em mais nada que possa ser alguma espécie de tabu para responder, mas se alguem tiver qualquer pergunta pode fazer no Formspring, na caixinha aí do lado direito =) Espero ter ajudado mais uma vez de alguma forma.

7 comentários:

  1. Achei o artigo interessante, me deu muitas idéias do que fazer com o cabelo <3

    ResponderExcluir
  2. vou jogar uma bomba aqui, mas eu acho que a maioria das gals ocidentais não deveriam usar lentes, exceto aquelas que tem olhos pequenos ou puxados (descendentes?). em algumas meninas fica MUITO feio e grande, fora que fica muito óbvio que estão usando lentes. com a maquiagem certa o uso de lentes pode se tornar dispensável.

    enfim, acho que é tudo uma questão de noção do ridiculo :P

    no meu caso eu usaria pra ver como fica. meus olhos são bem pequenos e talvez as lentes ajudem a criar aquele look de boneca, mas não tenho certeza.

    mas é aquela velha questão né... as orientais tentam parecer ocidentais, e vice-versa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu - I don't thing so. Mayby a lot of western girl just doing bad choise? A lot of them choose a circle lens very innatural looking and we have got naturally light eyes and it looks just stupid. BUT if the girls choosing circle lens witch one looks very naturally on them so what's the proplem? I thing that a lot girls with naturally light eyes are very limited becouse it is very easy to see diffrend.

      Excluir
  3. ^ Ela jogou a bomba e eu completo jogando o coquetel molotov dizendo que eu concordo plenamente com isso =D

    Eu, sinceramente, pretendo testar uma lense, não colorida, quero preta mesmo (já que meu olho é quase preto), mas, vamos ver... tenho medo de parecer um ET como MUITAS ocidentais parecem (ocidentais, não brasileiras... O-C-I-D-E-N-T-A-I-S).

    Anyway, adorei o artigo, chu, só não concordo muito com a coisa da franja (até porque eu não aliso franja NUNCA MAIS NA VIDA!)8D

    ResponderExcluir
  4. É isso aii!!! acaba com essa polêmica LIXÔ! *-*
    *-* adorei o artigoo waaa.. pelomenos alguem entende :B tdo tem haver em se aceitar, e se gosta do estilo não ligar para padroões e sim criar o seu *-*

    amo seu blog.. entrei na blogosfera fas pok temp *-* mas ja leio seu blog fas um tempinho *-*kissus gal ;*

    ResponderExcluir
  5. eu adorei o post...
    n vou criticar nada, pq concordo com muitas coisas do q vc disse...
    e axo q todas devemos experimentar pra ver se fica legal... se gostar otimo, se n, otimo tbm...
    pelo menos a pessoa vai ter a certeza de q tal coisa funciona ou n...
    e ai sim vai poder criticar...

    ResponderExcluir
  6. Estou super de acordo com tudo, acho que ninguém aqui tem direito de dizer o que é certo ou o que é errado, nem no Brasil e nem fora dele.
    Acho que vc criou o artigo de um jeito bem democrático e ressaltou bem que cabe a pessoa saber o que dá certo com o seu corpo/cabelo/estilo. Bom senso todo mundo deveria ter, antes de qq coisa, acho que essa é a base de uma gyaru, independente de cor/raça/estilo ou whatever!
    Mandou super bem!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...