domingo, março 27, 2011

Quando custa seguir o estilo Gal?

Olá!

Antes de mais nada gostaria de agradecer aos últimos seguidores e os comentários! Muito obrigada pelo apoio!

Atrasei mais do que devia as atualizações do blog por conta dos acidentes na terra de nossos estilos tão queridos. Todo esses acontecimentos no país que nos é referencia de estilo pessoal, me fez pensar sobre que atitude tomar e o que postar. Me sentiria meio sem sentimentos se simplesmente lamentasse e continuasse a falar sobre moda e coisas "superficiais" perante tais situações, assim como falou uma das minhas gyarus ocidentais favoritas, Charlotte. De qualquer forma fica um sentimento de que a vida continua e acho que continuar dando suporte ao estilo aqui é uma maneira de homenagear o Japão e tudo que a cultura nos proporciona. Nessas próximas semanas vou fazer posts mais lights e mais textuais, diferente do que tinha pensado anteriormente, enquanto aguardo as novidades da volta a rotina no Japão.



O tema deste post foi inspirado no post da Universal Doll sobre o custo do estilo gal no Japão e seus meios alternativos para gastar menos. Resolvi traduzir o tema pra nossas realidade, já que acho que é um assunto bem pertinente pra quem quer seguir o estilo por aqui. O texto fala basicamente sobre o que é comum e/ou necessário dentro da estética gyaru e quanto custa aqui no Brasil.

Assim como a Mitsu fala em seu texto, vale ressaltar que é possível estar dentro do estilo sem um ou mais desses itens, mas muitos são considerados necessários.


Unhas:

Em geral as nailarts japonesas são feitas em extensões de acrilico (ou outro material) feitas diretamente nas unhas. Depois de colocadas as extensões vem a decoração a gosto. Em geral aqui é cobrado esse trabalho e a arte a parte, por unha.

Extensões: R$150,00 em média.
Arte: R$3,00 reais por unha, em média.

Duração: As extensões duram em média um mês, fazendo manutenção. A arte varia de acordo com que tipo de decoração foi feita e que tipo de material utilizado.

Alternativa mais em conta: Fazer as próprias unhas (cerca de R$ 12,00 usando materiais diversos de nailart) unhas postiças comuns (que pode ser em torno de R$12,00 até 70,00 dependendo da arte)

Importância dentro do estilo: Médio para baixo. Nem todas as gals gostam de/podem usar unhas muito longas ou muito enfeitadas.

Cabelos:

Tintura: Varia de acordo com o comprimento do cabelo. Para um cabelo médio, custo em torno de R$120,00
Duração: 1 mês, até as raízes começarem a ficar muito visíveis.

Alternativa mais em conta: Tinturas de farmácia (R$13,00 média)

Importância: Média para alta. É possível seguir o estilo e não colorir os cabelos e as vezes você já tem um tom de cabelo bem parecido com o que está em alta no estilo.


Extensões: Pode variar de R$300,00 à R$ 1.200,00, pra mais ou menos, dependendo do material e do tamanho.
Duração: 3 à 4 meses, retirar para manutenção.

Alternativa mais em conta: Extensões em clips (cerca de R$120,00), perucas (preço varia de acordo com o modelo).

Importância dentro do estilo: Média. As vezes é mais legal você deixar o seu próprio cabelo crescer e investir em cortes de cabelo (de R$ 35,00 à R$100,00) que se encaixem na estética gal. Mas investir em boas extensões ou perucas praticamente te faz ter cabelos gyaru instantaneamente!


Olhos:

Lentes de contato: As lentes a venda em lojas no Brasil, coloridas comuns custam em média R$150,00. As circle lens quem vem se popularizando aqui, não são vendidas oficialmente, mas são facilmente encontradas em lojas no orkut e blogs que as importam; custam a partir de R$65,00.
Duração: 1 ano.

Importância dentro do estilo: Média para alta. Novamente, não acho imprescindível, mas é quase impossível achar uma gal japonesa que não use ou ao menos tenha um par.


Extensões de cílios: R$150,00 média.
Duração: 1 mês

Alternativa mais em conta: Cílios postiços ainda é a opção da maioria e acho que com maior custo benefício. Podem custar desde R$4,00 o par (marcas chinesas/coreanas) até R$40,00 o par (high brands). O uso de mascaras alongadoras/volume pode ser também uma opção.

Importância dentro do estilo: Alta. É mais imprescindível do que lentes para um look bem característico gyaru.


Bronzeamento Artificial:

Custo: média R$150,00 10 sessões (depende especialmente da região do país)
Duração: O tempo que for mantido.

Alternativa mais em conta: obviamente é se bronzear naturalmente com o sol especialmente em um país como o nosso, tomando obviamente² as medidas necessárias de proteção da pele. Outro recurso é a utilização de auto-bronzeadores (cerca de R$40,00). Ou melhor ainda, não se bronzear.

Importância dentro do estilo: Baixa. Atualmente a moda do bronzeamento entre as gals vem diminuindo bastante. Somente estilos que apelam para o lado mais old school ou extremo do estilo, ou ainda aquelas se seguem a linha mais sexy se bronzeiam.



Demais dicas: Atualmente os sites de descontos estão por toda parte. Eu nunca usei nenhum desses sites, mas conheço algumas pessoas que usam sem problemas. É um opção interessante, não sei bem como funciona, mas fica a sugestão. No Japão o uso de cupons de desconto é bem popular. Outra idéia é recorrer a recursos mais caros só quando há muita necessidade, eventos especiais e coisas do tipo.

12 comentários:

  1. Pra ser aquelas gals "dos sonhos" no Brasil o custo seria muuuuuuito alto!
    Mas a gente sempre dá um jeito quando gostamos de algum aspecto, ne?
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. @Chiihime, vou te dizer que o custo é +/- o mesmo no Japão, mas existe muito mais foco das empresas dentro do estilo. As meninas ralam muito no japão pra seguir o estilo de que tanto gostam.

    ResponderExcluir
  3. sei como se sente... :/ eu fiz o que estava ao meu alcance pra ajudar, me preocupo horrores, mas realmente temos que seguir em frente assim como eles estão fazendo de forma admirável.

    achei muito legal vc adaptar o post dela pra nossa realidade. :~
    mas na real acho que o que pesa mais no bolso mesmo não é os esquemas de beleza e sim roupas e acessórios (incluindo sapatos e bolsas!). D: dá pra comprar em qualquer lugar, porém é muito caro ter bastante roupa que encaixe no estilo se ainda não se tem.
    porque cabelo/maquiagem/unhas realmente dá pra se virar msm, dependendo do que se quer atingir.

    puxa, tem apliques de cabelo que saem BEM baratos, que se consegue no centro das cidades e tals. com uns R$ 20 dá pra achar, dependendo do tamanho e qualidade (claro). e perucas podem variar de R$ 30 a R$ 93590859085 e vão durar mto tempo.

    é legal pensar que um gasto que as vezes pode parecer alto, mas que vai ter uma durabilidade que vai compensar bastante. por exemplo comprar lentes, R$ 50 por um ano é realmente um gasto enorme? R$ 35 por pacote de cílios da diamond lashes sendo que vai custar R$ 7 cada 5 PARES)? me parece bem razoável pra maioria das pessoas que acaba se interessando no estilo. e acho que tem gente que poderia ir mto mais à fundo no estilo e as vezes não vai por preguiça de pesquisar, achando que tudo vai sair caro demais. :( tem que focar, contar com os recursos que tem, com amigos, pais, whatever. internet ajuda MTO hoje a deixar tudo mais acessível, tem que se tirar proveito disso.

    ResponderExcluir
  4. pois é, se todo mundo parar o país acaba. então acho importante continuar apoiando o estilo e tudo mais que você gostar porque pode não ser uma forma mais direta de se ajudar, mas pelo menos é uma forma de mostrar que se importa e apoia. até por que eles mesmo lá fazem isso, por incrível que pareça. o pessoal de tokyo e outras cidades mais distantes do acidente contuam fazendo suas coisas normalmente atualmente. então acho que é bola pra frente e ver que rumo as coisas vão tomando.

    sim, não tem como fugir. é preciso um planejamento, eu mesma não tenho tanto dinheiro pra esbanjar e muitas vezes caio na tentação do cartão de crédito XD porque acho certas peças que são perfeitas pro meu guarda-roupa. Mas acima de tudo, planejamento. Eu estou ainda pensando em elaborar um texto sobre o lance de roupas e acessórios, mas acho que já me repeti tanto aqui falando sobre lojas de departamento e liquidações e até mesmo brechós com opção, que não sei mais sobre o que falar ou como colocar um assunto teoricamente mais subjetivo. XD

    eu joguei os valores de acordo com o que vejo aqui e pesquisas gerais. aqui eu não acho apliques baratos XD a não sei que sejam meeeega vagabundos =~~~ então preferi não incluir esses de qualidade duvidosa XD e perucas decentes eu não acho por menos de $100 as de $30 aqui são aquelas de fantasia mega ruins XDD. preciso ir pra são paulo comprar perucas XDDD

    ResponderExcluir
  5. exatamente. ._.

    ah. 8D acho que vc poderia falar mais de escolhas de peças-chave, o tal planejamento, investir em coisas que se usa mais, que sejam adequadas pro seu corpo, saber separar algo de qualidade de uma que não é (e não cair na tentação por ser batato), etc. mas acho que a mandy tb já chegou a abordar isso num post, não sei se ficaria mto similar. enfim, mas tem mta coisa que envolve uma experiência de compra. 8D
    e eu ainda noto que as pessoas tem bastante dificuldade de identificar como dá pra achar coisas aqui no brasil iguais as que as japonesas usam. tanto que naquele tópico que vc criou na comunidade, mta gente falou que tem dificuldade de encontrar roupas. o_o´ e, sei lá, né, tem as lojas comuns à disposição, tao bao e ebay tb, é de fato acessível.

    ah sim. aisuhaiushah eu na real não recomendo mto as perucas de R$ 30... ._. R$ 60 no mínimo por uma legal (importada, aqui não tem por esse preço). mas os apliques enganam bem, parece cabelo mesmo, e são bem baratos (e... fazem uma diferença enooorme no visual final).

    ResponderExcluir
  6. lendo o blog da australiana do http://sstardesire.blogspot.com (gosh esqueci o nome dela XD) eu pensei em fazer posts com peças chaves e imagens de referencia de modelos e gals japonesas usando aquela peça chave. o ultimo post (até o momento desse meu comentário) da desire é sobre sais longas, vestidos longos. acho bacana porque meu armario é composto de basicamente roupas de lojas de departamento XD então é fácil de achar. acho muito legal também incentivar o "steel this look" que tem no kogal_panel@LJ só que eu faria de uma outra maneira (só ainda não pensei qual exatamente) visto que as lojas aqui não tem sites muito bons com imagens de todas as roupas da coleção, como nas lojas de departamento gringas.

    olhas os sites de tao bao e ebay é mais facil pq já tem tudo pronto com a modelo bonitinha posando XD então é mais direto. as vezes as pessoas tem preguiça de pensar um pouco tb XD. Acho que a ideia de pegar peças chaves e montar um look e mostrar imagens de referencia de gals uma forma bem direta de mostrar como se pensa no "buscar referencias" e montar um look dentro do estilo.

    bem, eu coloquei os preços de venda de produtos daqui mesmo não pensando em alguem que queira importar ou algo do tipo, mesmo que eu ache que em muitos caso é bem melhor importar mesmo, como cílios ou perucas por exemplo!

    ResponderExcluir
  7. adorei seu post , o mais completo que eu achei ate agora sobre alternativas .

    ResponderExcluir
  8. @Pri: obrigada sweetie =3 Seu blog é lindo ^^~

    ResponderExcluir
  9. realmente, ser gyaru quando se trata de beleza (cabelo, unhas, maquiagem, etc) pode sair bem caro, e pra entrar no estilo tem que ralar e saber fazer o dinheiro render bem, mas sempre da pra dar um jeitinho!

    quanto ao post dos estilos lá no meu blog, ainda vou editar, andava meio ocupada negociando um sorteio com uma marca. só avisando que a sua ajuda não foi pra nada, ok? <3

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Para ser gyaru é muito caro!


    Sorteio lá no meu blog!Um template muito fofo!



    http://vamoscaprichar.blogspot.com/2011/05/primeiro-sorteio-do-blog-template-feito.html

    ResponderExcluir
  11. THank you very much for your suggestion!!! I tried to search for it in ebay and I could see that colour! It's so cute!!! *o*

    Really really thank you so much!!! >___< I'll follow your blog!! Even though it's in brasilian I can understand a little!! It's a bit similar to Spanish!! ^o^

    Many kisses!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...